Novidades

Chapada dos Guimaraes/ Santuário/ Elefantes 11/10/2016 16:20

Um sonho de liberdade se realiza em Chapada dos Guimarães.

Santuário de Elefantes Brasil recebe suas primeiras moradoras.

Um sonho de liberdade se realiza em Chapada dos Guimarães.

Santuário de Elefantes Brasil

Maia, 44, e Guida, 42 teriam nascido em liberdade, sendo capturadas na Tailândia quando ainda eram filhotes. Apanharam muito, foram privadas de sono e comida para se tornarem “obedientes” aos adestradores. Trabalharam por quatro décadas como atração de picadeiro no Circo Internacional Portugal e em 2010 foram confiscadas pelo Ministério Público da Bahia. Após ser assinado um termo de ajustamento de conduta (TAC), as elefantes passaram a viver em um sítio em Paraguaçu, no sul de Minas Gerais. Do passado de Maia e Guida, sabe-se muito pouco, já que a ONG Santuário de Elefantes Brasil não recebeu nenhuma documentação com o histórico das duas. O que se sabe sobre elas vem de relatos de tratadores e ex-tratadores. Mesmo a idade das duas é aproximada. Até domingo passado, as duas dividiam um cercado de 1.500 metros quadrados e a partir desta terça feira  11 de outubro de 2016 conquistaram 1.100 hectares (cada hectare equivale a um campo de futebol) como seu merecido descanso. Os custos da viagem ainda não foram totalizados pelos organizadores. Só as caixas para transportar as elefantes custaram R$ 80 mil. Uma parte do dinheiro veio de doações através de uma plataforma digital de financiamento coletivo.

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) aqui em Chapada dos Guimarães foi construído nos moldes do Elephant Sanctuary in Tennessee (TES), nos EUA, instituição criada em 1995 e hoje parceira da ONG brasileira. Scott Blais, cofundador do TES, é o responsável pelo plano de transporte de Guida e Maia e supervisão da empreitada.

O santuário não fará a reprodução dos animais nem será aberto à visitação pública.

Fonte: BuzzFeed Brasil por  Luísa Pessoa - Editora de tradução e adaptação.


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo