Novidades

Feira Chapada Sustentável 10/05/2017 21:40

13ª edição da Feira Cultural  Chapada Sustentável

Sábado dia 20 de maio de 2017.

A famosa Feira Cultural Chapada Sustentável já há um ano reúne cada vez mais pessoas em todos os terceiros sábados de cada mês na Av. Quinco Caldas (Av. de entrada da cidade), das 17hs às 22hs. No sábado 13 de maio será possível adquirir alimentos artesanais, saudáveis, artesanatos, acessórios, queijos, brinquedos tradicionais, brechó, sebo, artes, adubo orgânico, mudas de plantas e muitas ideias, tudo produzido de modo sustentável, justo e solidário.

Feira Cultural Chapada Sustentável é uma realização de um coletivo de empreendedores diferenciais que visa aproximar encontros entre produtores e consumidores proporcionando um consumo mais justo, consciente, politizado, com uma proposta inovadora de arte e sustentabilidade. Grupo de expositores formado por artistas, artesãos e produtores de Chapada dos Guimarães e região conseguiram superar as expectativas iniciais da Feira Cultural e já estabeleceram um calendário fixo na cidade.

O grupo é composto por expositores fixos, rotativos e convidados. Junto às exposições de produtos acontecem apresentações artísticas e culturais, valorizando pessoas que fazem arte e que acreditam nesse projeto encontrando neste evento um espaço para divulgar seu trabalho.

Os visitantes encontram também outras atividades como mesas de jogos (xadrez, dama), corridas temáticas.

O coletivo se propõe fomentar ideias, projetos e ações sociais de cunho sustentável. Seguindo esse objetivo, a feira a partir dessa edição será um ponto de coleta de pilhas, lâmpadas fluorescentes e baterias de celulares, que serão destinadas a tratamentos adequados em postos de reciclagem em Cuiabá.

Para quem se interessa por projetos que valorizam o cuidado com o meio ambiente, saúde natural e valorização da sustentabilidade, teremos nessa edição mesas de conversa com o objetivo de divulgação de projetos inovadores e sustentáveis na cidade:

- Vera Holística trabalha com terapias na natureza: a cura através das pedras, plantas, ar, sol e a água. O equilibro pela natureza proporcionam naturalmente saúde e equilíbrio aos seres humanos.

- Terapia Prânica é uma terapia de cura por energia que não requer medicamentos, aparelhos, nem mesmo contato físico (toque), que utiliza força vital ou "prana" para melhorar a saúde. Conhecida como a "ciência da cura" pois é validada e utiliza métodos e protocolos testados para garantir uma recuperação rápida e segura.

- Escola Estadual Cel. Rafael de Siqueira participará dessa edição através de seu curso técnico em informática, com a temática: “Tecnologia e sustentabilidade - o descarte de peças de forma sustentável”. Com um posto de arrecadação de materiais descartáveis de informática.

- Projeto Mais Mulheres Mais – IESC Instituto de Estudos Socioculturais. Apresentação do projeto destinado para mulheres em condições de vulnerabilidade. Confecção de aventais, almofadas e luvas para forno. Retalhos, reaproveitamento de tecido.

Pedagogia Waldorf resultado de um trabalho de conhecimento e de vivências de Rudolf Steiner e seus colaboradores, é pautada pela visão integral, holística do ser humano, cujo conhecimento e aperfeiçoamento são guiados pelos pilares básicos que constituem a ciência espiritual denominada por Steiner de 'Antroposofia'. 

O Jardim de Gaia é uma iniciativa de Pedagogia Waldorf na cidade de Chapada dos Guimarães (MT) idealizada pela Associação Amigos de Gaia, busca, através da Antroposofia, integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico, respeitando a individualidade de cada criança para que ela se sinta compreendida e segura em expressar toda a sua genialidade e potencial criativo.

A programação cultural artística terá música, exposição de fotografias, caricaturas feitas na hora e exposição de arte contemporânea sustentável.

- Apresentação Musical com Thalita Padilha e Joãozinho do cavaco cantam suas composições e os sucessos da música sertaneja de raiz e gênero popular brasileiro.

- Exposição de fotografias em homenagem às mulheres no mês das mães com “Gestar- o verbo do ventre” com Ângela Fontana Velho e Eliane Nunes. Exposição de imagens projetadas que propõe a reflexão sobre a potência da vida e a sutileza de sua concepção. 

- Arte Sustentável de Luís Segadas apresentará trabalhos inovadores com retratos e caricaturas durante a feira.

Expositores da Chapada Sustentável

A Cozinha de Sal apresenta gastronomia verde inteligente com delícias saudáveis: pães italianos de kefir, castanhas, doces e integrais; granolas doces e salgadas; sais temperados; geleias de frutas da época com apenas 10% de açúcar mascavo; patês; antepastos e babaganuche elaborados de maneira artesanal, com produtos locais e naturais. Agora, nova linha de potes mágicos, receitas tradicionais com sais, plantas e segredinhos da Vovó para afastar energias negativas, atrair prosperidade, amor; estimular a criatividade, dar ânimo e espantar a tristeza.

Alegrís Brinquedos e Brincadeiras com brinquedos artesanais, populares e tradicionais que dão asas à imaginação. Um incentivo a arte de brincar de forma livre.

Ana Rata Brechó de Rua  inspirada na atriz Anne Hathaway quando usou um vestido de brechó e recebeu muitos elogios por sua escolha sustentável. A proprietária Ana rebatizou seu antigo brechó de Ana Rata em homenagem à atriz e apresenta nesta feira peças fashions.

Arte em camisetas do artista Rodrigo Cunha apresenta trabalho manual de pintura sobre camisas. Todas as camisas são em 100% Algodão e tintas de primeira qualidade, produzidas de forma totalmente artesanal, esse trabalho permite uma personalidade única a cada peça. Os desenhos são de autoria própria com iconografia única e efeitos que se destacam em contato com a luz ultravioleta (luz negra ou luz solar) e algumas peças brilham no escuro. 

Arte Sustentável com garrafas a artista Telma Meira de Rezende apresenta arte reciclável em garrafas com tintas solúveis em água, arte realizada na CAZAZEN com intuito de reciclar lixo. Transferindo artes exclusivas elaboradas em tela e transpassadas para garrafas, são lindas! Coloridas, recicladas e reutilizáveis são garrafas que iriam para o lixo e se transformam em arte pelas mãos dessa artista.

Atelier Casa 70 é um local de criatividade, onde as ideias ganham vida através de trabalhos, basicamente, com madeira de reaproveitamento, contribui desta forma com um mundo mais sustentável.

Boneco de Osso é um personagem criado por Lua Brandão há 9 anos.  A personagem muda as características de acordo com o gosto do cliente o que deixa cada produto único, exclusivo. Desde 2009 o desenho virou marca de camisetas e acessórios feitos à mão. Em 2013 nasceu o primeiro ateliê, produtos vendidos por redes sociais e através da loja, que atualmente fica no centro de Cuiabá - MT.

Casa da Mata dentre as delícias preparadas pela família da mata estão o brownie do chef João 'Barba Gourmet', os pães de mandioca, abóbora, batata doce com chia e pão integral. 

CaWii Classic Burger hamburgueria exclusivamente artesanal de Chapada dos Guimarães (partindo do pão até os molhos e acompanhamentos), onde apresentamos a temática de filmes clássicos. O cardápio conta com 8 combinações de burger 100% bovino (sendo 1 mini-burger) e 1 opção de hambúrguer vegano e vegetariano.

Chá com Arte apresenta criatividade, habilidade, atitude em seu artesanato feito com aproveitamento de jeans usado que seriam descartados e Bonecas de pano personalizadas.

Babaçu Real produtos feitos com óleo do coco como hidratante, cicatrizante, protetor solar natural, suplemento alimentar, creme natural para maquiagem e suplemento para melhorar o crescimento capilar. 

Confluência arte e sustentabilidade desde 2014 promovendo ações e produtos sustentáveis. Confluência reúne artistas e empresa com foco na sustentabilidade como a Na Floresta papelaria artesanal e seu inovador papel semente, revestimento de parede em fibra de bananeira, brindes ecológicos e muito mais. Ateliê permanente com obras dos artistas plásticos Renato Campello e Ângela Godinho. 

Cor de Ipê é a loja do empoderamento feminino em Chapada dos Guimarães que comercializa roupas, acessórios e obras de arte regionais com design atraente, e ao mesmo tempo, totalmente alinhado com o comércio justo e sustentável. Confeccionadas por pequenos empreendedores, artesãos e artistas - em sua maioria mulheres - que vivem de sua própria produção e se alinham com a utopia de um mundo mais justo e solidário.

Das Magas alimentos Saudáveis, produtos vegetarianos, veganos e crudívoros.

Dhwari Alimentos Integrais Artesanais culinária naturalista consciente. Desenvolvemos pães especiais, bolos tradicionais, patês deliciosos, chapatis e pães de mel em vários sabores. 

Estância Cabra Bom oferece produtos artesanais derivados de Leite de Cabra. Queijos, doces, ricota, coalhadas, cremosinhos de vários sabores e leite in-natura.

Frutos de Goiás os famosos sorvetes 100% naturais, sem gorduras trans, que valorizam e divulgam frutos do cerrado.

Lion Yoga & Yrmaos Leões yoga, artesanato e joalheria holística, Hatha, Kundalini, Raja Yoga, Meditação, Técnicas de Respiração.

Quidaza trabalho com reciclagem de retalhos de couro, courino, papelão, madeira e tecido. Bolsas em courino, madeira e papelão, brincos e colares com retalhos de couro e tecido.

Rockall Fertilizante Natural associa pós de rochas e elementos naturais na composição dos fertilizantes da Rockall que proporciona regeneração dos solos de grande valor nutricional aos alimentos e eficiência nos jardins, hortas, frutíferas, gramados, etc.

Tomazi Verduras empresa familiar em Chapada dos Guimarães produz hortaliças sem agrotóxicos e produtos químicos.

No mês de maio as mamães recebem mudas de plantas medicinais, temperos e plantas ornamentais.

Para participar dessa proposta com ideias, produtos ou sugestões entre em contato com a gente pelo e-mail: feirachapadasustentavel@gmail.com

 

 


RECEBA INFORMATIVOS

Receba as novidades do nosso site, preenchendo esses campos ao lado.

O Site

Novo portal da Chapada dos Guimarães!
Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo