Novidades

Chapada Sustentável / Feira 28/07/2017 08:47

Dia 29 de julho edição de aniversário da Cidade na Feira Chapada Sustentável

O coletivo Chapada Sustentável faz uma homenagem a esse paraíso e agradece a oportunidade de poder viver, visitar e nascer num lugar tão lindo e cheio de energia! PARABÉNS CHAPADA MARAVILHOSA!

FEIRA CULTURAL CHAPADA SUSTENTÁVEL - ANIVERSÁRIO DE CHAPADA - DIA 29 DE JULHO DE 2017

 

A feirinha mais charmosa de Chapada vem dessa vez com uma edição especial de aniversário da Chapada dos Guimarães, cidade maravilhosa, que acolhe seus moradores e visitantes com essa natureza exuberante. 

Com essa energia de festa e gratidão, nossa feira estará recebendo com muito orgulho os fotógrafos Rama Chandra e Julho Silva com Projeção de fotos “En-cantos de Chapada”, propondo novos olhares sobre a maravilhosa Chapada dos Guimarães, a Bia Correia arte educadora declamará poesias durante a feira, vai ter também teatro lambe-lambe, prá quem não sabe, Lambe é uma técnica de teatro de bonecos em miniatura no qual se contam histórias curtas dentro de um espaço reduzido, por exemplo, uma caixa. É muito fofo! O famoso Coletivo Caixas no caminho e a Cia Pé de pano estarão lá com suas caixinhas contando história para as crianças, adultos e quem mais estiver a fim de se divertir. A roda de Danças Sagradas Circulares do Grupo Arco Íris de Chapada vão estar presentes na comemoração. O Rua antiga, sebo itinerante de Cuiabá, conhecido como Fusca Sebo vai vir prá festa com seu fusquinha vermelho de 1969 cheinho de coisas lindas pra gente desfrutar.  A Kenia Domingos da Academia Acqua Fitness, vai demonstrar uma técnica inovadora, LPF - Low Pressure Fitness trazendo inúmeros benefícios para a saúde. E, ainda o artista Victor Javier apresentará uma projeção de imagens em homenagem a nossa cidade. “Chapada: cores e flores”.

Junto a toda essa programação cultural, acontecem mesas de jogos como xadrez, dama; outra atração da feira é a mesas de conversa, uma espécie de divulgação e informações sobre ideias e projetos relacionados a propostas inovadoras focadas para uma vida mais preocupada com a valorização do meio ambiente, com ações sustentáveis a feira se tornou um ponto na cidade de coleta de pilhas, baterias de celulares, lâmpadas e óleo usado. Existe também a mesa de trocas de sementes crioulas, como forma de fomentar a conservação das espécies nativas da região e um consumo sem agrotóxico. A proposta do evento é através da feira, divulgar ideias, projetos e ações sociais para chamar a atenção e impulsionar o interesse por uma cidade, estado, país e quem sabe um mundo muito mais sustentável.

A Feira Cultural Chapada Sustentável, acontece desde abril de 2016, na cidade de Chapada dos Guimarães, todo terceiro sábado, das 17h às 22hs na Rua Quinco Caldas, a 67km da capital Cuiabá-MT.

Para quem se interessa por projetos que valorizam o cuidado com o meio ambiente, saúde natural e valorização da sustentabilidade, as mesas de conversa dessa edição serão:

- Danças Circulares Sagradas com Maria José Santos, capaz de fazer emergir o respeito ao próximo, o carinho por si e pelo outro e a melhora da auto estima, já que é dançada em grupo. As danças circulares centram-se na noção de “energia”, já que se acredita que a roda, formada pelas mãos dadas dos praticantes, sejam capazes de fazer circular uma energia boa, podendo até ser curativa.

- LPF - Low Pressure Fitness com Kenia Domingos da Academia Acqua Fitness Venha conhecer esse método inovador e revolucionário que traz inúmeros benefícios para a saúde, melhora a postura, diminui dores de coluna, melhora o funcionamento do intestino, retenção de liquido e inchaço, ensina a respirar com o diafragma. LPF é um conjunto de exercícios posturais e respiratórios.

 - Terapia Prânica é uma terapia de cura por energia. que não requer medicamentos, aparelhos, nem mesmo contato físico (toque), que utiliza força vital ou "prana" para melhorar a saúde. Também é conhecida como a "ciência da cura", pois é validada e utiliza métodos e protocolos testados para garantir uma recuperação rápida e segura.

- Vera Holística trabalha com terapias na natureza: a cura através das pedras, plantas, ar, sol e a água. O equilibro pela natureza proporcionam naturalmente saúde e equilíbrio aos seres humanos.

- Instituto Pérola Azul espaço voltado para estimular a transformação interior e a cura do planeta através das ferramentas da Meditação e do Pranic Healing/Cura Prânica de GMCKS. O objetivo é proporcionar ao ser humano as condições para viver em plenitude. Influenciando o meio que vive! Contribuindo para alcançar um nível de consciência maior! Aulas de hata yoga.

- O Jardim de Gaia é uma iniciativa de Pedagogia Waldorf na cidade de Chapada dos Guimarães (MT). Idealizada pela Associação Amigos de Gaia, busca, através da Antroposofia, integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico, respeitando a individualidade de cada criança para que ela se sinta compreendida e segura em expressar toda a sua genialidade e potencial criativo.

 A programação cultural dessa edição:

 - En-cantos de Chapada - Projeção de fotos de Rama Chandra e Julho Silva. Novos olhares sobre a maravilhosa Chapada dos Guimarães.

 - Teatro lambe lambe com:

☼ Coletivo Caixas no Caminho O Teatro Lambe-Lambe é uma técnica de teatro de bonecos em miniatura no qual se contam histórias curtas dentro de um espaço reduzido, por exemplo, uma caixa. O coletivo Caixas no Caminho foi fundado em Cuiabá em março de 2016 por quatro atrizes. Essas quatro artistas encontraram no intimismo e na imersão do teatro lambe-lambe o formato ideal para transformar suas ideias em experiências únicas de troca com o público. Desde então, o coletivo circula pelas praças, feiras e ruas da cidade exibindo sua primeira temporada de Caixinhas.

☼ Cia pé de pano vem contando a história do menino “Luchin” que vive as suas fantasias e brincadeiras da infância, mas sua vida não é como a das outras crianças da sua vila.

 - Declamação de poesias A arte educadora Bia Correia irá recitar algumas poesias durante a nossa feira, homenageando nossa chapada maravilhosa.

 - Danças Sagradas Circulares com a presença e a alegria do Grupo Arco Iris de Dança da Chapada dos Guimarães e a focalizadora Maria José Santos. As danças circulares são capazes de fazer emergir o respeito ao próximo, o carinho por si e pelo outro e a melhora da autoestima, já que é dançada em grupo. As danças centram-se na noção de “energia”, já que se acredita que a roda, formada pelas mãos dadas dos praticantes, sejam capazes de fazer circular uma energia boa, podendo até ser curativa.

 - Rua antiga, um sebo itinerante em Cuiabá - O conhecido Fusca Sebo

 Um fusca 1969, uma vitrola, uns livros: você conhece agora Rua Antiga, um sebo itinerante cuja proposta é levar arte – a um preço acessível – para as ruas de Cuiabá. O projeto nasceu das paixões da jornalista e escritora Marília Bonna e do aquarelista e arquiteto Thiago Sinohara – antiguidades, música e literatura – e pretende ocupar a cidade de maneiras diversas, para atingir um público também diverso. 

 A proposta é que a arte faça parte do cotidiano, cada vez mais acelerado, da cidade: parar para ver um fusca vermelho estacionado, com livros e discos ao redor, é como voltar a um tempo que parecia passar mais devagar, ao som da vitrola e nas páginas dos romances. Mais que um comércio, a Rua Antiga é um lugar que quer reunir as pessoas em volta de coisas que acabaram esquecidas na pressa do dia a dia – quer dar-lhes tempo para ouvir uma música, para ler um poema ou, apenas, para conversar. Como antigamente.

 - Projeção de imagens em homenagem à Chapada, o artista Victor Javier apresenta a exposição. “Chapada: cores e flores”.

 

Expositores com produtos inovadores e sustentáveis:

 A Cozinha de Sal apresenta gastronomia verde inteligente com delícias saudáveis: pães italianos de kefir, castanhas, doces e integrais; granolas doces e salgadas; sais temperados; geléias de frutas da época com apenas 10% de açúcar mascavo; patês; antepastos e babaganuche elaborados de maneira artesanal, com produtos locais e naturais.  Potes mágicos, receitas tradicionais com sais, plantas, argilas e segredinhos da Vovó para afastar energias negativas, atrair prosperidade, amor; estimular a criatividade, dar ânimo e espantar a tristeza.

 Alegrís Brinquedos e Brincadeiras: brinquedos artesanais, populares e tradicionais que dão asas a imaginação. Um incentivo a arte de brincar de forma livre.

 Confluência arte e sustentabilidade desde 2014 promovendo ações e produtos sustentáveis. Confluência reúne artistas e empresas com foco na sustentabilidade. Apresentamos obras dos artistas plásticos Angela Godinho e Renato Campello e, empresas como Na floresta papelaria artesanal com a inovação do papel semente, revestimento de parede em fibra de bananeira, brindes ecológicas e muito mais.

Rango Vegano e Pancs plantas alimentícias não convencionais, agroecologia e sustentabilidade na sua alimentação.

Rockall Fertilizante Natural associa pós de rochas e elementos naturais a sua composição, entendemos que o respeito a saúde do solo, das plantas e dos seres humanos é o bem mais precioso. O uso dos fertilizantes da Rockall proporciona regeneração dos solos, grande valor nutricional aos alimentos e eficiência nos jardins, hortas, frutíferas, gramados, etc. Eficiência e resultado na 1ª aplicação; Facilidade na aplicação; Preservação do Planeta, pois não polui. Mudas de plantas medicinais, temperos e plantas ornamentais.

Arte Sustentável com garrafas a artista Telma Meira de Rezende apresenta arte reciclável em garrafas com tintas solúveis em água, arte realizada na CAZAZEN com intuito de reciclar lixo. Transferindo artes exclusivas elaboradas em tela e transpassadas para garrafas, são lindas! Coloridas, recicladas e reutilizáveis são garrafas que iriam para o lixo e se transformam em arte pelas mãos dessa artista.

 Babaçu Real: Benefícios do óleo do coco são inúmeros, como ação antioxidante, Ação anti-inflamatório, Ação antibacteriano, Aumento da imunidade, Hidratante, Cicatrizante, Protetor solar natural, Suplemento p/ melhorar na demência mental, Suplemento para o tratamento de Alzheimer, Auxilia em uma digestão mais saudável, Auxilia no tratamento de gastrite e úlcera, Creme natural para maquiagem, Suplemento para melhorar o crescimento capilar.

Brigida doces cocadas de babaçu, farinha artesanal de mandioca.

Casa da Mata são muitas as delícias preparadas pela família da mata, o brownie do chef João 'BarbaGourmet' é inconfundível, os pães de mandioca, abóbora, batata doce com chia e o famoso pão integral da Ciça, sempre feitos no capricho: farelo, germe, aveia, girassol, linhaça, gergelim, castanha do Pará... Famosos por chegarem quentinhos e cheirosos na feira.

CaWii Classic Burger primeira hamburgueria exclusivamente artesanal de Chapada dos Guimarães (partindo do pão até os molhos e acompanhamentos), onde apresentamos a temática de filmes clássicos (Classic Burger). Nosso cardápio conta com 8  combinações de burger 100% bovino (sendo 1 mini-burger) e  1 opções de hambúrguer vegano que pode vir a ser vegetariano dependendo da combinação. Servimos também porções de petiscos, sobremesas, água, sucos, refrigerantes, cervejas e cervejas artesanais.

 Carol Comida Vegana  trará alimentação vegana.

 Casarim massas caseiras.

 Chá com Arte criatividade, habilidade, atitude... Artesanato feito com aproveitamento de jeans usado que seriam descartados e Bonecas de pano personalizadas...

 Cirilo das tortas Tortas doces e salgadas

 Das Magas: alimentos saudáveis, produtos vegetarianos, veganos e crudivoros.

DHWARI Alimentos Integrais Artesanais culinária naturalista consciente. Desenvolvemos pães especiais, bolos tradicionais, patês deliciosos, "chapatty`s" e pães de mel em vários sabores. Ingredientes de alta qualidade, carinho e sabor inigualável.

 Eliazama Albernaz Com biscoito artesanal.  Casadinho de goiabada

 Iohana Muxfeldt nutricionista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso, teve a oportunidade de ter uma formação humanizada, permitindo uma visualização da alimentação saudável em diferentes âmbitos, entre eles as feiras que aproximam as pessoas da comida de verdade. Para 15ª edição da feira sustentável ela trará sucos funcionais  e uma boa conversa sobre seus benefícios para nossa saúde.

  Margarete – Arte em Velas e Buriti velas artesanais com plantas naturais desidratadas e base com talos de buriti.

 Mauritia Flexuosa buritizaria trabalhos artesanais em buriti.

 Nona Baby casacos e coletes de lã feitos de forma artesanal para bebês.

 Queijos e salames artesanais

 Quidaza trabalho com reciclagem de retalhos de couro, courino , papelão, madeira e tecido. Bolsas em courino, madeira e papelão, brincos e colares com retalhos de couro e tecido.

Tania vai trazer paçoca de pilão e biscoitinhos artesanais.

 TOMAZI Verduras horta familiar, em Chapada dos Guimarães onde plantamos e colhemos verduras naturais e fresquinhas para você!!!! Tudo de bom em cores e sabores!!! E o melhor de tudo, sem agrotóxicos e produtos químicos!!!!

 Tribo do Remo empresa de turismo de aventura. Realizamos descidas e expedições em ducks (caiaques infláveis) nos rios de Mato Grosso.

 Tudo de peixe

 Valdete bordados

 Para participar dessa proposta com ideias, produtos ou sugestões entrem em contato com a gente pelo email: feirachapadasustentavel@gmail.com

Pagina no facebook: https://www.facebook.com/feirachapadasustentavel/

 

 

 

ORGANIZAÇÃO: A COZINHA DE SAL, ALEGRÍS, CONFLUÊNCIA, RANGO VEGANO E ROCKALL


Institucional

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo