Lançamento da segunda edição do livro 'Lute Como Uma Gorda' da filósofa Malu Jimenez, neste sábado dia 10 de dezembro.
Malu Jimenez filósofa, feminista artivista no combate a gordofobia em Chapada dos Guimarães, promove tarde de autógrafos no Espaço Aldeia a partir das 17 hs com diversas atrações musicais e exposições, neste sábado dia 10 de dezembro.
Obra de Malu Jimenez, referência no enfrentamento da gordofobia no Brasil, trata da estigmatização dos corpos gordos, lançada em várias capitais do Brasil, estará em Chapada dos Guimarães, no Espaço Aldeia no sábado do dia 10 de dezembro a partir das 15hs.
Obra de referência no enfrentamento da gordofobia no Brasil, o livro Lute Como Uma Gorda (Editora Jandaíra, R$75,00), da professora, pesquisadora e ativista Malu Jimenez, terá sua segunda edição lançada em sua casa Chapada dos Guimarães, com a presença da autora, da fotógrafa Ju Queiroz, que assina o ensaio fotográfico da publicação. Junto com um monte de atrações com outras mulheres artistas.
A partir do discurso autoetnográfico, a professora, pesquisadora e ativista Malu Jimenez expõe as violências gordofóbicas a que os corpos gordos femininos estão submetidos desde a infância até a fase adulta.
Através de análises teóricas, entrevistas e depoimentos, a autora investiga a estigmatização institucionalizada e a patologização do corpo gordo do ponto de vista sociocultural, ao mesmo tempo que salienta a importância da internet para a criação de espaços para a militância antigordofóbica e o ativismo gordo.
O livro é resultado da tese de doutorado de Malu Jimenez, que agora ganha nova edição, com novo projeto gráfico e novas fotos. Esta publicação inaugura o selo Lute como uma gorda, que discutirá a gordofobia em diversas áreas.
Atrações:
- Trio Sussuarana + Mariana Borealis
- Discotecagem: Nega Drama
- Momento Lançamento – Palco aberto para poesias
Exposições:
Ju Queiroz – Fotografia
Boneco de Osso – Artesanato
Thaís - Acessórios
Ana - Flash Tattoo
Projeção: Fotografia de resistência por Jú Queiroz
Local: Espaço Aldeia Velha
Data: 10 de dezembro às 15 hs
Parceria: After no Cafua (Reabertura da Casa)
Ingressos: Sympla
Sobre a autora Malu Jimenez (Maria Luisa Jimenez-Jimenez) é uma referência nas pesquisas e no ativismo de enfrentamento à gordofobia. É doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT) e pós-doutoranda em Psicossociologia (UFRJ). Desde 2017, desenvolve o programa de mobilização social Lute como uma gorda e o Pesquisa Gorda – Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordes no Brasil, do qual é uma das fundadoras e coordenadoras.
Ju Queiroz é formada em psicologia e fotógrafa profissional há 7 anos. Dedica seu olhar aos corpos dissidentes e libertação da imagem das mulheres através da fotografia. Junto a Malu Jimenez, já produziu uma série de trabalhos que trazem evidenciam o corpo gordo como foco central das imagens, tendo sido premiadas na Bienal Black Brazil Art e expostas na Bienal de Cerveira, em Portugal. Também é idealizadora e mentora da Jornada do Corpo, onde conduz uma vivência de autorretrato e autoconhecimento desde 2020. Mais de 300 mulheres já passaram pelas 9 turmas do projeto.
projeto LUTE COMO UMA GORDA