Novidades em Chapada dos Guimarães

III Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães 25/11/2021 20:30

III Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães acontece nos dias 29 e 30 de novembro

O evento é direcionado para toda a população, em especial para professores, estudantes, geógrafos, geólogos, profissionais relacionados a área de turismo e qualquer outro interessado em conhecer mais sobre geoparques, geodiversidade e geoturismo.

Os Geoparques Mundiais têm seu reconhecimento pela UNESCO quando além da região ter relevância geológica internacional, demonstra a organização e o comprometimento de todas as partes envolvidas como autoridades locais e regionais, proprietários de terra, grupos comunitários, profissionais de turismo, povos tradicionais, organizações locais e comunidade cientifica para solicitar esta certificação. São áreas geográficas unificadas, onde locais e paisagens são gerenciados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O conceito de Geoparque vem avançando desde 2004 quando foi criada a Rede Mundial de Geoparques e, a cada ano, tem se tornado mais popular.

 

Atualmente, existem 169 Geoparques Globais da UNESCO, em 44 países, sendo apenas um deles no Brasil, o Geoparque do Araripe, no Ceará. O país conta ainda com 4 Geoparques aspirantes, que podem receber o reconhecimento em breve.

 

Chapada dos Guimarães

Desde 2018 através de audiências públicas e workshops, a oportunidade de que o Geoparque Chapada dos Guimarães seja reconhecido, tem sido discutida para despertar o interesse nesta conquista.

Em 2021 mais uma vez durante o III Workshop do Geoparque Chapada dos Guimarães aberto ao público serão realizados encontros, palestras, mini cursos e concursos em que se discutirá sobre geoturismo e geodiversidade do município.

O objetivo deste evento é firmar o desenvolvimento de uma estratégia abrangente que atinja todas as finalidades das comunidades, enquanto se fortalece o interesse em proteger o patrimônio geológico e paleontológico da área.

Este evento acontece nos dias 29 e 30 de novembro, de forma híbrida (presencial e on-line), no Auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá.

Além de diversas palestras com especialistas de várias partes do Brasil e do mundo, cinco minicursos serão realizados, sendo eles: 1) Iniciativas em Geoconservação: Práticas de ensino em Paleontologia; 2) Geologia de Chapada dos Guimarães; 3) Introdução à Geoespeleologia; 4) Por dentro da Langsdorff: Olhares possíveis sobre uma expedição científica; e 5) Técnicas de Interpretação Ambiental para o Turismo em Áreas Naturais.

O evento é direcionado para toda a população, em especial para professores, estudantes, geógrafos, geólogos, profissionais relacionados a área de turismo e qualquer outro interessado em conhecer mais sobre geoparques, geodiversidade e geoturismo.

Outra forma de participar do evento é por meio dos concursos, sendo eles: Geoparque em Desenho; Hércules Florence – Geoparque em Fotografia; Geoparque em Artes e Geoparque em Vídeos. Ao todo serão destinados 7 mil reais em premiações.

Lançamento do livro 'Geoparque Chapada dos Guimarães'

No dia 30 de novembro de 2021, das 16 hs às 18 hs, no Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e no YouTube da Febrageo.
O livro é uma ação da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (G EOCLUBE), que visa divulgar o projeto de pesquisa desenvolvido por pesquisadores Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), visando apresentar o território do município e suas características.
O livro conta com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia (CONFEA) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREAMT) e Agronomia que tornou viável essa publicação.

Realização do III Workshop Geoparque Chapada dos Guimarães 

O evento é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE). E conta com patrocínio máster do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT).

As inscrições para o evento, para os minicursos e concursos são gratuitas e podem ser feitas pelo site. Vagas limitadas.

Inscrições: https://www.even3.com.br/geoparquechapada2021/

Mais informações sobre os concursos: https://drive.google.com/file/d/1E7Fz6q-uOIBjJnLtyvpzKh7S75TFYtBk/view

 

 


O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo