Novidades em Chapada dos Guimarães

Cartografia do Brincar 17/01/2022 12:50 www.youtube.com

Lançamento do livro sobre 'Brinquedos e Brincadeiras' em Chapada dos Guimarães será nesta quarta-feira na Casa Di Rose.

'Cartografia do Brincar – Brinquedos e brincadeiras do Centro da América do Sul’ é livro de Micheli Sierra que será lançado em Chapada dos Guimarães em 19 de janeiro.

 

O Projeto ‘Cartografia do Brincar’ foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, no Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em janeiro de 2021 em primeiro lugar na categoria ‘Cultura e Infância’.

 

 

Percorridos mais de mil quilômetros e interessantes relatos, Micheli Sierra; arte educadora, artista visual, idealizadora e coordenadora do projeto, catalogou mais de 90 brincadeiras que atualmente os pequenos e jovens moradores chapadenses produzem em suas horas de lazer. Mesmo durante um período intenso da pandemia atual.

Todo levantamento além dos relatos das crianças e adultos, foram documentados também através das fotos que registraram cada uma das visitas.

 

Na equipe deste premiado projeto contaram com outras importantes participações.

A captação de imagem e mapeamento ficou a cargo de Eduardo Rocha; geógrafo e educador popular. Além de captar e editar imagens em audiovisual, confeccionou um mapa conceitual do munícipio e das comunidades mapeadas ou como ele prefere referir um “mapa temático e afetivo".

 

 

 

Como resultado de toda esta importante pesquisa sobre o brincar e os brinquedos no século XXI em Chapada dos Guimarães foi publicado o livro ‘Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul’ com as ilustrações inspiradoras em aquarela feitas pela artista plástica Fabrícia Campello e o projeto gráfico impecável de Roseli Carnaíba.

 

"Fiz as 52 ilustrações a convite da minha amiga Micheli Sierra... tínhamos esse sonho de fazer um trabalho juntas e fiz parte de algumas das visitas às comunidades, foi uma viagem de delicadezas e ludicidade. Foi um mergulho profundo nas brincadeiras e na infância chapadense, tá tudo lindo!" Relembra Fabrícia.

 

Da esquerda para direita: Roseli Carnaíba, Fabrícia Campello, Micheli Sierra idealizadora, coordenadora e escritora do projeto Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul e Eduardo Rocha  na Casa Di Rose

 

Ainda participaram do projeto o motorista Antonio Oliveira e a artista plástica e redatora Sandra Vissotto, que fez a correção ortográfica e contribuiu na construção textual do livro. 

 

 

Na obra ‘Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul’ de Micheli Sierra, os leitores poderão conhecer o que as crianças e adultos das doze comunidades pesquisadas e alguns bairros da zona urbana de Chapada dos Guimarães estão produzindo em brinquedos que constroem e em brincadeiras que preservam - a partir de seu patrimônio histórico-cultural - ainda nos dias de hoje.

O brincar é o momento em que a criança explora o mundo, suas relações, seus conflitos, soluções e a partir disso, ela não apenas reproduz, ela elabora e produz cultura. Resgatar e registrar essas brincadeiras e brinquedos construídos pelas crianças é observar um mundo a ser construído e permitir um olhar para a infância de forma honesta, sem os filtros limitantes dos adultos. Possibilitando assim, uma abertura às contribuições que as crianças trazem para a sociedade. O livro traz o contexto da territorialidade do brincar e da potência da infância, onde a criança é protagonista e narradora de sua própria história. É uma viagem ao devir e um aprofundamento no imaginário, desvelando as contribuições da cultura da infância para um mundo melhor”, destaca a autora Micheli.

 

 

200 exemplares do livro já foram entregues para a Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães para que o ciclo deste trabalho seja concluído chegando nas mãos de professores e crianças.

Da esquerda para direita: Sr. Francisco Burgo Coordenador do Ensino Fundamental das escolas rurais, Sra. Atanilza Maria dos Santos Coordenadora do Ensino Fundamental das escolas urbanas e Secretário Municipal de Educação Sr. Benedito Antonio de Oliveira Lechener Secretário Municipal de Educação

 

O lançamento do livro acontecerá no dia 19 de janeiro de 2022 no Centro Cultural Casa Di Rose, a partir das 17 hs. No dia do lançamento acontecerá também exposição com as aquarelas produzidas para o projeto e venda de livros com a grande oportunidade de conversar com a autora e sessão de autógrafos. 

 

 

 

Micheli Sierra é arte educadora, artista visual, moradora de Chapada dos Guimarães há 12 anos e atualmente é facilitadora de artes manuais do CRAS - (Centro de Referência da Assistência Social) onde atende grupos de crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

 

 

 

Lançamento do livro 'Cartografia do Brincar – Brinquedos e brincadeiras do Centro da América do Sul’, sessão de autógrafos com Micheli Sierra e exposição de arte Aquarelas da  'Cartografia do Brincar' 

Dia 19 de janeiro - quarta-feira a partir das 17 horas

Casa Di Rose - Rua Seis, 105, Centro Informações (65) 99941-6937

 

 


O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo