Novidades em Chapada dos Guimarães

02/09/2020 10:20

Incêndios em Chapada dos Guimarães são combatidos com coragem e solidariedade.

O reflexo dessa chuva foi visto até em Cuiabá. Nesta quarta-feira (2), apesar da cortina de fumaça que encobre toda a região, a temperatura amanheceu mais amena do que nos dias anteriores. Comunidade chapadense se mobiliza em apoio às equipes de combate aos incêndios.

Choveu em alguns pontos de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, na noite dessa terça-feira (1º). A chuva aliviou um pouco o cenário de queimadas que a região de Chapada dos Guimarães enfrenta há certo tempo.

O reflexo dessa chuva foi visto até em Cuiabá. Nesta quarta-feira (2), apesar da cortina de fumaça que encobre a cidade, a temperatura amanheceu mais amena do que nos dias anteriores.

O fogo já destruiu aproximadamente 5 mil hectares, que fica numa Área de Proteção Ambiental (APA) estadual, em Chapada. Tem cinco dias que as chamas começaram e estão avançando rapidamente devido ao vento e à vegetação seca.

O incêndio que os brigadistas tentam combater está a 4 km do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

A brigada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) montou uma linha de defesa de aproximadamente 10 km, utilizando uma trilha preexistente. Na sexta-feira (28), as equipes foram chamadas para atender um incêndio nas proximidades das áreas de pousadas, localizadas perto dos paredões, que ameaçava atingir as edificações. O fogo foi extinto horas depois.

Por G1 MT

 

As equipes compostas por 32 homens (10 da Defesa Civil e Vale da Benção, 06 do Corpo de Bombeiros e 16 do Exército Brasileiro) estão atuando nesta quarta feira na Trilha do Matão e Trilha Top Fita.

 

Comércio de Chapada dos Guimarães se mobilizou para apoiar combate ao incêndio

 
Na manhã desta terça-feira, 01/09, o empresário Marcos Squarezi acionou o grupo de empresários do município com pedido de apoio aos brigadistas que estão na linha de frente de combate ao fogo na região do Vale da Benção em Chapada dos Guimarães.

Prontamente os comerciantes criaram uma frente de arrecadação que em 3 horas levantou aproximadamente 4 mil reais para envio de água, gelo, isotônicos e marmitas aos brigadistas e voluntários que se somam na luta contra as labaredas de fogo. 

A logística da ação foi liderada pelos empresários, Tomio da Ultramacho e Rachel da Associação do Vale da Benção.

A ação foi realizada muito rapidamente para que os itens doados chegassem às pessoas que estavam necessitando se hidratar relatam os líderes da ação.

A comunidade local externa seus agradecimentos nesta rápida mobilização dos comerciantes e a disponibilidade no apoio imediato do distribuidor das águas Lebrinha na cidade, Fábio – proprietário da Casa do Produtor e todas as pessoas que se dispuseram imediatamente enviar os valores necessários para o sucesso da ação.

(Texto do administrador do grupo de empresários Douglas Araujo Silva)

 

 

 


O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo