Exposição inédita "As Brasileiras Etnias" reune poetas, artistas plásticos, fotografos, representantes indígenas a partir de 22 de abril.
Exposição idealizada pelo poeta Airton Reis estará aberta ao público de 22 a 30 abril. Visitas com agendamento.
O objetivo da exposição é desenvolver através da Poesia, das Artes Plásticas e da Fotografia um novo conceito aos alunos visitantes sobre a Ancestralidade Indígena e Africana. A exposição "As Brasileiras Etnias" consta de 24 participantes. Oito Poetas. Oito Artistas Plásticos e Oito Fotógrafos.
Destes, muitos residentes em Chapada dos Guimarães, como exemplos, poetiza Suely Siqueira, fotógrafos Geraldo David e Henrique Santian, ceramista Lucileicka David e artista plástica Nívea Castro.
Virão integrar a Exposição também vinte Indígenas convidados de diversas Etnias do Parque Nacional do Xingu. Chegarão na cidade no dia 21 de abril e retornarão no dia 23 de abril.
No dia 22 de abril, na noite da abertura da Exposição, farão a "Dança do Fogo", ao redor de uma fogueira montada em frente da palhoça anexa ao local do evento.
Dois desses representantes indígenas, um da Etnia Waurá e outro da Etnia Kuikuro permanecerão em Chapada durante os dias da visitação pública (23 a 30 de abril), para comercializar o Artesanato indígena que trarão - cerâmica Waurá e Madeira, Plumagem e Cestaria Kuikuro.
A Exposição já está agendada para acontecer também em Cuiabá-MT, entre os dias 13 de maio e 30 de maio na Casa Cuiabana.
A Exposição acontecerá na casa ateliê da Artista Plástica Nívea Castro, situada à Rua D, número 06, Bairro Florada da Serra, às 19:00 horas do dia 22 de abril de 2022.
Na noite de abertura da exposição terá a participação especial do jornalista Elias Neto como cerimonialista do evento .
Integram o corpo da Exposição as moradoras da Chapada, a Sra. Terezinha Rodrigues, a Doutora em História Maria Amélia Alves, doutor em História Colonial, docente da UNEMAT, Campus Cáceres-MT, Romyr Conde Garcia e a pesquisadora indígena Darlene Yaminalo Taukane.
A Exposição "As Brasileiras Etnias" tem três homenageados históricos indígenas e três homenageadas históricas afro-brasileiras.
São eles: Sepé Tiaraju (século XVIII). Galdino Pataxó (século XX) e Aritana Yawalapiti (século XXI). São elas: Victória (século XVIII), Ana Martinha da Silva (séculos XIX, XX e XXI), nascida em Chapada dos Guimarães-MT em 1880 e falecida em Cuiabá-MT, com 123 Anos, e, Francisca Corrêa da Costa, Vó Francisca, nascida em Chapada dos Guimarães-MT, em 1914 e falecida em 2022.
Todos os Protocolos de segurança da prevenção à COVID serão observados.
O evento será realizado ao ar livre. Não haverá bilheteria ou ingresso. Todavia, será limitado o acesso de 120 pessoas em todas as atividades do Evento.
As visitas até o dia 30 de abril deverão ser agendadas antecipadamente pelo telefone 65 99929-2105.
A abertura será limitada no horário das 19 hs às 21 hs.
O idealizador deste evento o poeta Airton Reis escreveu o livro diário da Exposição Cultural "As Brasileiras Etnias". São poesias publicadas durante os meses de fevereiro e março em seu perfil do Facebook relativas ao acervo das telas e fotografias selecionadas para este evento.
Esta obra originalmente publicada em rede social ganhará corpo através da impressão de 500 livros os quais serão distribuídos gratuitamente para os professores, diretores e bibliotecas das 18 escolas públicas municipais, estaduais e privadas convidadas para exposição e já foi agendado a visitação desses alunos no período de 23 a 30 de abril de 2022.
Haverá uma instalação com carteiras e cadeiras para que todos os artistas integrantes desenvolvam atividades lúdicas e educacionais com os alunos.
Exposição Cultural "As Brasileiras Etnias"
Local: Ateliê da Artista Plástica Nívea Castro - "Arte Via".
Rua D, número 06, bairro Florada da Serra, Chapada dos Guimarães
Abertura: 22 de abril de 2022 às 19 hs.
Período de exposição de 22 de abril a 30 de abril de 2022.
Informações e agendamentos: 65 99929-2105.