Novidades em Chapada dos Guimarães

As histórias de Benê 06/07/2022 20:15

'As histórias de Benê', peça com inspiração nas histórias de vó Francisca.

Histórias inspiradas por diversos autores conduzem a divertida peça teatral que estréia em São Paulo em 2022. Em Chapada dos Guimarães, a apresentação do grupo ficará para o ano que vem.

 

A Trupe Arlequinos & Colombinas nasceu há 4 anos na zona norte da capital paulista por atrizes/pesquisadores. 

Desenvolvem pesquisa sobre a língua brasileira de sinais, denominada Libras além da linguagem circense.

 

Através da aprovação pelo PROAC - Programa de Ação Cultural o grupo produziu o espetáculo 'As histórias de Benê' que tem como tema principal o incentivo à leitura, inspirados nas histórias da Vó de Francisca, Carolina Maria de Jesus, Bispo do Rosário e Manuel de Barros.

Em paralelo à esta peça a Trupe oferece oficina de Libras aberta ao público, proporcionando além da pesquisa o aprendizado dessa língua pouco conhecida.

A Língua Brasileira de Sinais é composta por um conjunto de formas gestuais que são utilizadas por deficientes auditivos para sua comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

Em 2022, ' As histórias de Benê' tem sua estréia em São Paulo e para o ano que vem aguardamos o espetáculo aqui em Chapada dos Guimarães.

Esta peça teatral bilingue começa quando uma trupe de circo que chega recheada de contos na cidade "Livraria do Norte". E dentre estes contos narram a história de uma criança que não gosta de ler e tem dificuldade em se comunicar com outras pessoas. Benê é seu nome e ao encontrar um livro mágico mergulha no fantástico mundo dos contos populares que se perpetuam através da tradição oral nas mais diversas regiões do Brasil. Com boa dose de humor e aventura a pequena Benê aprende que os livros e o aprendizado de novas linguagens podem ser o caminho para criação da ponre, seja para o outro, seja para o conhecimento ou seja para o futuro.

No elenco estão Jenifer Costa, neta da benzedeira Vó Francisca que recentemente faleceu. No grupo ainda, Bella Santos e Ingrid Arruda. Na direção artítica está Jhoana Bào e na direção musical Marílhia Freire.

 


O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo