Pequeno Grande Festival do Projeto São Lua começa neste sábado.
Projeto São Lua, movimento cultural que apresenta diversas expressões artísticas, realiza em sua 12ª edição, o Pequeno Grande Festival no mês de setembro em Chapada dos Guimarães, Cuiabá em outubro, Poconé em novembro e Santo Antônio de Leverger em dezembro com acesso gratuito ao público.
Idealizado por Neyres Taveira e Rogê Além; ativistas e produtores culturais com anos de atuação no cenário musical de Mato Grosso, o projeto São Lua surge para promover a cultura com o foco na valorização do ser humano - daqueles que produzem arte e para aqueles que apreciam as mais diversas expressões artísticas.
Este projeto tem proporcionado a centenas de pessoas durante estas doze edições apresentações ambientadas na natureza, num clima inspirador para se ouvir boa música.
O palco do São Lua já divulgou os trabalhos de Rogê Além, Luth Peixoto, Ju Grisólia, Paulo Monarco, Joel de Latorre, Karola Nunes, Larissa Padilha, Cristopher Chaves, Henrique Santian, o instrumentista Igor Gnomo e Thales Paiva da banda Cão Latino.
São Lua também fomenta a economia criativa a partir da cena cultural abrangendo em seu festival a presença dos mestres da gastronomia e de artesãos.
E a partir de setembro de 2022, São Lua realiza o Pequeno Grande Festival nas cidades contempladas com acesso gratuito à programação artística dos músicos e na divulgação de seus trabalhos autorais. Com a bagagem das edições passadas o projeto viaja para outras cidades ampliando plateias em Mato Grosso, na difusão cada vez maior dos artistas. As cidades selecionadas são Chapada dos Guimarães (17/09), Cuiabá (22/10), Poconé (19/11) e Santo Antônio de Leverger (17/12).
Em Chapada dos Guimarães a primeira apresentação gratuita será na noite de 17 de setembro, neste sábado a abertura dos shows contará com Lescano, residente na cidade, musico e compositor. Apresentação de Rodrigo Mendes com sambas autorais. O público terá a oportunidade também de apreciar feira gastronômica, bebidas e artesanatos com preços bem atrativos.
Pequeno Grande Festival é uma realização do Instituto Kurâdomôdo Cultura Sustentável e do Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel - MT), com produção da equipe do Projeto São Lua. Conta ainda com o apoio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Allan Kardec do PSB.
Sobre a proposta do projeto, Neyres, relações públicas e produtora do São Lua, comenta que "a ideia sempre foi e será criar ambientes de bons sentimentos. Um artista quando respeitado e valorizado, em todos os sentidos, sente-se abraçado. O show ganha mais brilho. E quem está ali prestigiando, o público, é agraciado com uma performance inesquecível".
Rogê Além, diretor artístico e produtor acrescenta, "é importante frisarmos que o mercado da música autoral precisa, urgentemente, ser sustentável pelo nosso estado. Por isso, nosso planejamento e ações são bem claras: a valorização humana de quem faz essa arte por aqui, com ofertas dignas de trabalho à classe que representamos e acesso gratuito à comunidade à eventos culturais em que a experiência do afeto se faz urgente. Todos desejam que a arte salve o mundo. Porém, poucos são aqueles que se atrevem a fazer para salvar o artista."
Toda programação e informações sobre a localização pode ser encontrada no Projeto São Lua para estes próximos quatro meses.
Abertura do Pequeno Grande Festival do São Lua dia 17 de setembro, sábado das 19 hs às 23 hs. Apresentação de Lescano e Rodrigo Mendes. Local: Casa Flora.