Novidades em Chapada dos Guimarães

Grupo Elementares do Quilombo 29/07/2021 17:20

'Quilombo de Nanã', espetáculo do Grupo Elementares do Quilombo em curta temporada.

Contemplado pelo edital MT Nascentes da Lei Aldir Blanc, o projeto "Quilombo de Nanã", do grupo Elementares do Quilombo divulga as apresentações e finalização deste projeto. Confira a programação!

Quilombo de Nanã é a segunda obra do Grupo Elementares do Quilombo - Grupo de Dança da Comunidade Quilombola da Lagoinha de Baixo em Chapada dos Guimarães - MT.

O projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc no Edital MT Nascentes, teve por objetivo a montagem de uma obra coreográfica e a continuidade da formação artística do grupo.

O espetáculo multimídia com direção de Oz Ferreira e coreografia de Tatiana Reis, aborda de forma poética aspectos da diáspora africana através das manifestações culturais encontradas na comunidade, contemplando aspectos como danças, lutas, modos de vida, práticas religiosas, formas de organização política e suas reverberações.

A pesquisa para criação desta obra iniciou de forma independente em agosto de 2019. Em 2020, o projeto foi selecionado no segmento Artes Cênicas do Edital MT Nascentes da Lei Aldir Blanc e recebeu o montante de R$50.000,00 para financiar a produção do grupo de uma forma nunca antes conseguida.

Seu plano de trabalho contemplou 3 fases:

Residências Artísticas; Ateliê de Criação e Circulação da obra. As fases um e dois aconteceram concomitantemente, e parte delas virtualmente, aberta a artistas convidados. Essas etapas foram importantes para o processo de qualificação artística do grupo, pois ajudarão a alcançar o seu objetivo principal, que é o resgate cultural das comunidades quilombolas.

O trabalho, pensado também para espaços não convencionais, tem o elenco composto pelas bailarinas: Tatiana Reis, Gonçalina Reis, Fabiana Cruz, Micheli Cruz e Grazielly Costa.

Foram etapas para desenvolvimento da obra:

Residências Artísticas com os artistas-educadores, Hermínio Nhantumbo (Moçambique), Najmah Al Nuren (MT) e Luiz Vaz (RJ);

Hermínio Nhantumbo

Najmah Al Nuren

Luiz Vaz

 

Ateliê de Criação sob orientação artística de Oz Ferreira e encontros com Paloma Xavier (Pepalantus Núcleo - MT), laboratórios onde o roteiro de cenas, as células coreográficas e os conceitos estéticos das cena serão desenvolvidos;

Circulação do espetáculo Quilombo de Nanã com 4 apresentações, duas presenciais e duas virtuais na cidade de Chapada dos Guimarães.

Ao final de todo o processo, terão sido realizadas 3 Residências Artísticas, com duração de 5 dias cada, com 2 horas de trabalho por dia; Ateliê de Criação 10 hs por semana durante seis meses; Estreia e Circulação do espetáculo de dança Quilombo de Nanã, com 4 apresentações da obra.

O material audiovisual que compõem a obra coreográfica foi gravado na Lagoinha de Baixo e teve apoio de moradores em sua produção, além da participação especial de Cilda Reis de Castro, membra da comunidade e mãe da bailarina e coreógrafa Tatiana Reis.

Das gravações também participaram Kamilla Braz, Tarsila Rubira, Ramon Rodrigo da Costa e Camila Viana, que vem acompanhando o processo desde o início do ano, quando participaram das Residências Artísticas oferecidas na Etapa 1 do projeto.

No final de julho e começo de agosto o projeto passa por sua última etapa Estreia e circulação do espetáculo Quilombo de Nanã.

Nesta etapa serão realizadas duas apresentações presenciais:

Estreia dia 31/07 às 19:30 hs na Comunidade Quilombo Lagoinha de Baixo - Chácara Ouro Verde; e apresentação dia 07/08 às 19:30 hs, no Espaço Aldeia Velha.

E mais duas apresentações virtuais através do canal do Youtube do Grupo Elementares do Quilombo: dias 01/08 e 20/08 às 20 hs, seguida por bate papo através do InstagramElementares do Quilombo”.

As duas apresentações presenciais serão realizadas em lugar aberto e teremos a alegria de poder reunir algum público. Serão 30 lugares, dos quais 20 serão destinados a moradores da comunidade e 10 para público de fora, que deverá fazer sua reserva e receber orientações.

Todas as apresentações serão realizadas no município de Chapada dos Guimarães e as medidas de prevenção ao contágio de Covid-19 serão obrigatórias.

Ficha Técnica
Concepção: Elementares do Quilombo e Oz Ferreira
Direção: Oz Ferreira
Assistente de Direção: Tatiana Reis e Paloma Xavier
Coreógrafas: Tatiana Reis e Oz Ferreira
Criadoras-Intérpretes: Gonçalina Reis, Fabiana Cruz, Micheli Cruz, Grazielly Costa e Tatiana Reis.
Produção: Tatiana Reis e Oz Ferreira
Produção executiva: Leandro Marques, Tatiana Reis e Oz Ferreira
Assistente de Produção: Micheli Cruz e Wesley Souza
Pesquisa e Mixagem da Trilha Sonora: Oz Ferreira
Cenário e Elementos de Cena: Elementares do Quilombo, Oz Ferreira, Evanderson Lima Silva e Eurico Carlos da Cruz
Iluminadora: Priscila Freitas
Figurinista: Oz Ferreira
Costureira: Simone Lucena
Operador de som: Perseu Azul
Artistas Orientadores: Hermínio Nhantumbo, Luiz Vaz e Najmah Al Nureen.
Assessoria de imprensa: Paloma Xavier
Vídeos
Coprodução: Pepalantus Núcleo
Concepção e Direção: Oz Ferreira
Assistente de Direção e Produção: Perseu Azul
Criadoras-Intérpretes: Gonçalina Reis, Fabiana Cruz, Micheli Cruz, Grazielly Costa e
Tatiana Reis.
Direção de Arte: Oz Ferreira
Direção de Fotografia: Rosano Mauro Jr.
Edição e Montagem: Oz Ferreira e Perseu Azul
Projecionista: Perseu Azul
Participação especial: Cilda Reis de Castro, Coraci Lima, Kamilla Braz, Tarsila Rubira,
Ramon Rodrigo da Costa e Camila Viana.
Registro de Oficinas: Perseu Azul
Registro do Espetáculo: Rosano Mauro Jr. e Henrique Santian
Fotografia: Rosano Mauro Jr.
Agradecimentos: A toda comunidade que se formou ao entorno deste trabalho. À Comunidade Quilombola Lagoinha de Baixo, Espaço Aldeia Velha, Cafúa Espaço Cultural, E.E. Ana Thereza Albernaz, Secel MT, E.E. Rafael de Siqueira, E.E. do Campo São José, Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães, Vereador Jonas Gaudério, Eurico Carlos da Cruz, Florenil correia da Costa Cruz, Henrique Santian, Amanda de Oliveira, Carlos Eduardo Gavioli, Marcos Sguarezi, Ahgave, Pacha Anna, e a todos que participaram das Residências Artísticas durante o projeto.

 

História do Grupo

Cilda Reis de Castro nascida e criada no Quilombo Lagoinha de baixo

 

Elementares é a força da simplicidade. Trazemos em nossas danças as forças dos elementos da natureza: água, terra, ar e fogo. Elementos de força para a ancestralidade dos nossos povos que são afluentes de nossas danças.

Festa do Cascaju em 2017

 

O grupo foi criado em novembro de 2017 em uma pequena Comunidade Quilombola - Associação Quilombola Negra Rural Lagoinha de Baixo, com intuito de preservar nossa cultura e origem, começou com uma brincadeira no fundo do quintal, mas ganhou consideração e respeito por onde passamos. Em 2017, com propósito de trabalhar o fortalecimento cultural da comunidade, Tatiana Reis se reuniu com Gonçalina Reis, Fabiana Cruz, Micheli Cruz e Grazielly Gosta, fundando o Grupo Elementares do Quilombo, onde atua também como bailarina, coreógrafa e produtora.

Elementares do Quilombo na Escola Estadual Rafael de Siqueira em 2018

 

A partir de 2019 o grupo leva seus trabalhos também para outras partes do município, se apresentando e oferecendo oficinas de dança em escolas e eventos de comunidades vizinhas, integrando programações como Festas Regionais, Saraus, II Mostra Gigantes de Artes Cênicas [2019], e da Programação Cultural Municipal no Carnaval de 2020.

 

Programação

Dia 31/07 – 19:30 hs Local: Comunidade Quilombo Lagoinha de Baixo - Chácara Ouro Verde. - 20 lugares destinados a moradores da comunidade e 10 para público de fora. - Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível. - Reserva e orientações através do whatsapp: (65) 9960-4166.

Dia 01/08 – 20 hs Local: Canal do Youtube do Grupo Elementares do Quilombo. - Após a exibição o grupo fará uma live com bate papo via Instagram Elementares do Quilombo.

Dia 07/08 – 19:30 hs Local: Espaço Aldeia Velha - Rua Guaicurus, 300. - 30 lugares previamente reservados. - Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível. - Reservas e orientações através do whatsapp: (65) 9960-4166.

Dia 08/08 - 20h00 Local: Canal do Youtube do Grupo Elementares do Quilombo. - Após a exibição o grupo fará uma live com bate papo via Instagram Elementares do Quilombo

 

Dança experimental "dança para Preto Velho" - Grupo Elementares do Quilombo.

Dança para preto velho faz parte do trabalho em processo Quilombo de Nanã, com coreografia de Tatiana Reis e direção de Oz Ferreira. Este vídeo, em particular, faz parte da pesquisa para cena onde as intérpretes-criadoras fazem uma homenagem à todos os vovôs e vovós da nossa ancestralidade. Nossos pretos e pretas velhas dos quilombos de Nanã que tiveram papel importante em nossas vidas como benzedeiras e benzedores e conselheiros espirituais.

Ficha Técnica: Intérprete criadora: Tatiana Reis Direção e Edição: Oz Ferreira Vídeo: Perseu Azul Elementos de cena (begala): Evanderson Lima Silva Produção: Grupo Elementares do Quilombo.


O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais!

Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo